“Eu não sou uma lata! Sou uma câmara fotográfica. Usa-me!”

É assim que estas latas se apresentam. Na verdade, são a forma mais simples que uma câmara fotográfica pode assumir: um compartimento fechado, um pequeno furo por onde passa a luz e um papel fotossensível para registar a imagem – o que chamamos de fotografia pinhole, ou estenopeica.

Durante dois meses, poderão ser encontradas num qualquer lugar público de Lisboa, e podem ser experimentadas livremente por qualquer pessoa.

Os desafios são muitos:
Acreditar que uma lata pode mesmo tirar uma fotografia.

(numa altura em que a fotografia é indissociável da ideia de tecnologia, como pode ser possível?)

Tirar uma fotografia sem ver (enquadrar) o que se está a fotografar.

(quando tudo o que vivemos pode ser enquadrado num ecrã de telemóvel, como se faz uma fotografia com a imaginação?)

Tirar apenas uma fotografia.

(quando só podemos fazer uma única imagem, aquilo que se escolhe fotografar pode dizer muito sobre nós)

Ter paciência para esperar

Estas imagens não podem ser carregadas em segundos para uma história no Instagram: têm que percorrer um longo caminho até poderem ser vistas – de volta ao laboratório, precisam de ser reveladas.)

Depois de ultrapassados os desafios, (as instruções de uso presentes nas latas dão uma ajuda com os aspetos técnicos) basta levar a lata de volta ao atelier Imagerie – Casa de Imagens para assistir à revelação do negativo. Em alternativa, pode deixar-se no mesmo lugar, ou entregá-la num dos pontos de recolha identificados nas latas e no site do projeto.

O  objetivo  é criar uma  obra coletiva,  à escala da cidade,  que espelhe a forma como  os participantes veem a fotografia e de que forma esta se pode relacionar com o território – do ponto de vista do habitante, que reflete sobre os lugares familiares e sobre os seus hábitos, e também do ponto de vista do visitante, que refletirá sobre um lugar desconhecido.

O projeto Latas na CIdade nasceu em Lisboa pela mão do atelier Imagerie – Casa de Imagens em 2012. Desde lá, as Latas já passearam por vários locais – Barreiro, Coimbra, Viena (Áustria) Setúbal, Águeda, Parede, Estoril e Arruda dos Vinhos.

Agora o evento está de volta à sua cidade-natal, inserido na programação do projeto “Biblioteca das Imagens Não Vistas” com mais latas, mais tempo, e mais programação.

Apoios Latas na Cidade 2019:

Câmara Municipal de Lisboa, Spiralpack

Parcerias Latas na Cidade 2019

5D_CreativeHub, A Banca 31, Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa, Biblioteca Municipal de Marvila, Bailarico, Curso Profissional de Fotografia do Liceu Camões


A “Biblioteca das Imagens Não Vistas” é um projeto Imagerie – Casa de Imagens.
Parcerias: Divisão da Rede de Bibliotecas de Lisboa e 5D Creative_Hub.
Apoio: Câmara Municipal de Lisboa